top of page

BLOG

classical guitar music articles videos lessons

DEEPEN

YOUR KNOWLEDGE

Back

Aula de Guitarra: La Catedral - análise do manuscrito de Agustín Barrios vs. Edições

Olá, bem-vind@ a mais uma aula da UniGuitar!


La Catedral foi composta para guitarra clássica em 1921 (Montevideo) por Agustín Barrios Mangoré. Barrios escreveu originalmente dois andamentos (Andante Religioso - Allegro Solemne) e posteriormente um prelúdio foi adicionado - Preludio Saudade. É fascinante a quantidade de versões que ouvimos desta obra-prima ao longo do tempo, principalmente devido à variedade de interpretações que Barrios fez dela.

Antes de passarmos à análise em si, gostaria de referir que as fontes são extremamente valiosas, mas nem todas são confiáveis. La Catedral sofreu alterações ao longo da vida de Barrios, tendo sido reescrita em 1938 (La Habana), em 1939 (Costa Rica) e em 1943 (El Salvador), por exemplo. Neste vídeo analisarei e compararei o que aparenta ser o manuscrito de 1938 (download através da nossa base de dados de fontes de música) com as publicações existentes de Richard Stover e Jesús Benites.


⭐Se gostarias de obter acesso à versão completa desta lição, da qual podes descarregar a partitura revisada com digitações incluídas e também uma análise detalhada e mais dicas para suportar o teu estudo do Allegro Solemne, segue o link para a versão premium.


O vídeo encontra-se dividido em 4 partes:

  • Introdução

  • Análise da forma musical e repetições

  • Comparação entre manuscrito e edições

  • Compreensão da análise, interpretação e digitações

Bom, esperamos que aches esta aula interessante e valiosa para a tua investigação e estudo. O seu principal objectivo é despertar o teu interesse em pesquisar as fontes de eventuais obras em que irás trabalhar, antes de fazer a tua própria interpretação. Lembra-te, a partir do momento em que usas uma versão editada de uma peça musical, já estás a ser influenciad@ pela visão de outra pessoa da fonte e não a tua!


Tem uma boa semana!


Bruno F

0 comments

BEGINNER COURSE

guitar comp.jpg

MUSIC THEORY COURSE

score comp.jpg
bottom of page