top of page

BLOG

classical guitar music articles videos lessons

DEEPEN

YOUR KNOWLEDGE

Back

Notação de Música para Guitarra - em busca de melodias "escondidas" em música polifónica



⭐ Acede à versão Premium do vídeo para uma melhor compreensão deste tópico:

https://www.uniguitar.com/post/premium-notacao-musica-guitarra-melodias-escondidas-polifonia


No decorrer da aprendizagem de música nova, muitas vezes pensamos que toda a informação está diante dos nossos olhos, mas nem sempre é o caso. O sistema de notação musical fornece muitas informações sobre o que os compositores pretendem com a sua música, mas tem as suas próprias limitações.


Neste vídeo, discuto brevemente sobre ver para além do que está escrito nas partituras e como isso se aplica à notação musical para guitarra.


Se usarmos uma invenção de Bach como exemplo, definir as vozes musicais não poderia ser mais fácil. A mão direita toca uma voz e a mão esquerda a outra. Quando tocamos a mesma peça musical na guitarra, isto já não se aplica, o que nos pode levar a ignorar as vozes de uma peça.


A música para guitarra é maioritariamente escrita numa pauta. Todas as vozes estão escritas entre 5 linhas e isso cria desafios não apenas para compositores e copistas, mas também para músicos. Como podes ver no vídeo, algumas das melodias estão contidas na parte do acompanhamento (e aqui digo "escondidas", pois não podemos vê-las de forma imediata).


Uma boa maneira de evitar que essas melodias "ocultas" nos passem ao lado é reescrever a música usando pautas separadas para cada voz. Depois disso, podemos decidir quais das vozes são mais importantes / relevantes em determinado momento.

0 comments

BEGINNER COURSE

guitar comp.jpg

MUSIC THEORY COURSE

score comp.jpg
bottom of page